O curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional visa oferecer subsídios teóricos e práticos para a formação do psicopedagogo, com ênfase na avaliação, na intervenção e na prevenção dos problemas de aprendizagem, tanto no espaço clínico quanto no institucional. Busca a formação de profissionais qualificados e reflexivos sobre aspectos relacionados ao processo de aprendizagem, em seus padrões normal e patológico, bem como ao desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes.
Na prática psicopedagógica clínica, o curso aborda os atuais instrumentos de avaliação psicopedagógica (diagnóstico); a organização do atendimento psicopedagógico; a elaboração do relatório de avaliação psicopedagógica; a devolutiva aos sujeitos, às famílias e às escolas; as estratégias de intervenção em alguns transtornos do neurodesenvolvimento, como os transtornos específicos da aprendizagem (dislexia, disortografia e discalculia) e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Na prática psicopedagógica institucional, o curso trata da avaliação psicopedagógica da escola (da educação infantil ao ensino médio) e das possibilidades de intervenção a partir da formação continuada docente, do desenvolvimento de diferentes projetos que envolvam a comunidade escolar, da adequação curricular e da implantação de programas de avaliação e recuperação da aprendizagem.
Duração
14 meses
Modalidade
Online
Carga horária
460h/a TCC opcional
Final das Inscrições
31 de Março de 2024
Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (08h às 12h).
As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assisitir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada.
Certificação:
Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)
Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.
Conceito MEC: Nota 4
Registro e-mec:
https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjI2NzIw
TCC OPCIONAL:
A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente, caso assim deseje.
Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.
Conteúdos Abordados
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I - CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NA INFÂNCIA
Fundamentos da Psicopedagogia: aspectos históricos e legais
Desenvolvimento humano: a infância
Aprendizagem humana: contribuições de Piaget, Vigotski e Wallon
A brincadeira e o desenho da criança
Aprendizagem da leitura e da escrita
Transtornos do neurodesenvolvimento: dislexia, disortografia e transtorno do espectro autista (TEA)
MÓDULO II - AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA INFÂNCIA
Neurociência aplicada à Psicopedagogia
Avaliação psicopedagógica da criança
Práticas de intervenção psicopedagógica na infância
Estudo de caso: prática psicopedagógica clínica na infância
Estudo de caso: prática psicopedagógica institucional na infância
MÓDULO III - CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NA ADOLESCÊNCIA
Fundamentos da Psicopedagogia: o exercício profissional
Desenvolvimento humano: a adolescência
Contribuições da Psicanálise à Psicopedagogia
Processos cognitivos e raciocínio lógico-matemático: contribuições de Piaget
Olhar e escuta psicopedagógicos
Transtornos do neurodesenvolvimento: discalculia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
MÓDULO IV - AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ADOLESCÊNCIA
Jogos, dinâmicas de grupo e tecnologias digitais no atendimento psicopedagógico
Avaliação psicopedagógica do adolescente
Práticas de intervenção psicopedagógica na adolescência
Estudo de caso: prática psicopedagógica clínica na adolescência
Estudo de caso: prática psicopedagógica institucional na adolescência
MÓDULO TCC
Corpo Docente
COORDENADORES E PROFESSORES
Coordenador(a)
Hilda Maria Cordeiro Barroso Braga Doutora
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1979), graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1982), especialista (lato sensu) em Administração de Recursos Humanos pela UNISANTANA (1985), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1996) , doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Administração pela Flórida Christian University (2011).
Professor(a)
Fabiana Gonçalves dos Santos Malandrino Mestra
Mestra em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica e professora universitária
Professor(a)
Luciana Andréa Afonso Sigalla Doutora
Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica, professora universitária, palestrante e pesquisadora
Professor(a)
Luciane Helena Mendes de Miranda Doutora
Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicóloga e psicopedagoga clínica, professora universitária e pesquisadora
Professor(a)
Marcia Beatriz Amplatz Mestra
Mestra em Educação, psicopedagoga, professora universitária, palestrante e assessora pedagógica
Professor(a)
Maria Emiliana Lima Penteado Doutora
Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica e institucional, pedagoga, coordenadora pedagógica, professora universitária e pesquisadora.
Professor(a)
Mateus Henrique Nogueira Doutor
Doutor e pós-doutorado em Neurociências, neurocientista, psicólogo clínico, neuropsicólogo, professor universitário e pesquisador
Professor(a)
Reginaldo Silva Poso Especialista
Graduado em Letras e jornalismo. Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional. Especialista em Docência do Ensino Superior. Aperfeiçoamento em Saúde Mental. Psicanalista clínico N⁰2515-50
Pós-graduando em Neuropsicanálise e Mestrando em Psicanálise: saúde e sociedade.
Professor(a)
Silvaneide Oliveira Silva Especialista
Especialista em Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem pela
Universidade Presbiteriana Mackenzie; Psicopedagoga; Psicóloga Clínica; Pedagoga.
Membro da equipe de avaliação do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico
Interdisciplinar (NANI) do Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN) da UNIFESP.
Voluntária no Projeto Social da Associação Brasileira de Psicopedagogia ABPp -
Seção São Paulo; Diretora Pedagógica durante 25 anos; Professora Universitária e
Palestrante.
Professor(a)
Teresa Cristina Serra Damiano Borghi Mestra
Mestra em Ciências da Educação: Desenvolvimento Psicomotor, psicomotricista clínica e professora universitária
Professor(a)
Vanessa Santos Especialista
Licenciada em Pedagogia pela UNIP e tem uma pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Além disso, ela é Master Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística) e hipnoterapeuta. Atua como Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil desde 2001 e é associada efetiva da Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção São Paulo (ABPp-SP). Ela também é psicopedagoga clínica voluntária em um projeto social da ABPp-SP e está concluindo sua formação como Educadora Parental. Seu perfil profissional é marcado por uma ampla formação e um compromisso social notável.
Público Alvo
Pedagogos, docentes com licenciatura plena, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e demais profissionais com interesse nos conhecimentos sobre a aprendizagem de crianças e adolescentes e suas dificuldades.