A Psicoterapia é uma prática clínica que respeita a ideia de interioridade, na forma como cada ser humano necessita se conectar consigo mesmo e com o seu ambiente, em uma perspectiva que transcenda suas chances de manejo dos dilemas da existência. Isto demanda a reflexão e pensamento acerca da realidade – como construto perceptivo e racional; aqui, racional também no sentido de uma construção.
A sustentação desta lógica, em que a Psicoterapia é uma construção da razão acerca do mundo sensível, não é tranquila. Isto se complexifica quando se observa que os cursos de Psicologia se afastam cada vez mais do raciocínio filosófico, indo em busca de evidências e de respostas de verificabilidade.
Em paralelo a essa breve descrição, encontra-se, no mesmo passar dos séculos, o desenvolvimento de estudos sobre a infância e a adolescência. Primeiramente no aspecto psicopatológico, desde as questões da inteligência, depois com as proposições de resolução, na forma de exames, avaliações, internações. A discussão sobre a infância e a adolescência, pode-se dizer, seguiu ou ditames da Modernidade, criando estratégias para a emergência e manutenção de pessoas dóceis, produtivas e consumistas.
Tudo isso, de certa forma, traz problemas à maneira como se aborda o sofrimento existencial nestas fases da vida e, mais ainda, sobre os objetivos disso. Se há um trabalho psicoterapêutico, este não pode ter como mote a adaptação ou o ajuste ao status quo, mas, sim, a condução à reflexão e, se possível, reversão daquilo que só produz mais sofrimento.
Este curso traz a perspectiva teórica da Psicanálise para basear as formas como crianças e adolescentes devem ser ouvidos e para que sua escuta se faça no sentido de uma transformação que não escape da assunção de responsabilidades. Lembrando que, em função da tutela de uma criança ou de um adolescente por adultos e instituições, o contexto em que vivem também deve ser ouvido e escutado. Ouvidos em suas palavras e escutados desde as articulações teóricas que direcionam um tratamento.
Enfatiza-se que este curso traz aporte conceitua consistente que permite vários espaços de aplicabilidade em que a escuta clínica se faça necessária – desde o setting psicoterapêutico até instituições e situações em que as reflexões sobre a infância e a adolescência acontecem.
Duração
18 meses
Modalidade
Online
Carga horária
360h/a TCC opcional
Aulas mensais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (08h às 12h).
As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assisitir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada.
Certificação:
Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)
Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.
Conceito MEC: Nota 4
TCC OPCIONAL:
De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.
Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.
Conteúdos Abordados
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I
A descoberta do Inconsciente e a escuta de crianças e adolescentes
Avaliação clínica de crianças e adolescentes
Conjugalidade e Parentalidade
Relação e Inter-ação: família e sociedade
MÓDULO II
A origem do psiquismo – o sujeito do discurso
Articulações estruturais: primeira tópica
Articulações estruturais: segunda tópica
Do sujeito ao falasser
Inconsciente e a inscrição psíquica
MÓDULO III
Escutar escolas e instituições
Escutar os pais – transferência de bastidores
Teoria e técnica para escutar adolescentes: autoria e palavra
Teoria e técnica para escutar crianças: brincar, jogar, desenhar
MÓDULO IV
A criança e o adolescente em risco: vulnerabilidade, abuso e violência
Articulações transdisciplinares
Clínica da primeira infância
Família em reordenamento
Patologização e Medicalização de crianças e adolescentes
Corpo Docente
COORDENADORES E PROFESSORES
Coordenador(a)
Roberta Ecleide de Oliveira Gomes Kelly Doutora
Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia, Doutora em psicologia Clínica, Pós-Doutora em Filosofia da Educação
Coordenador(a) Adjunto(a)
Wericson Miguel Martins Especialista
Psicanalista, Psicólogo Clínico e Educacional, Docente Universitário, Analista de Educação Básica - Psicólogo (SRE - SEE/MG), Especialista em Educação Infantil e Psicomotricidade Clínica, Membro do NEPE - Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação e da ReBB-MG - Rede de Estudos Bebês do Estado de Minas Gerais
Professor(a)
Carolina Coutinho Especialista
Psicóloga. Psicanalista em permanente formação, com atuação em consultório particular desde 2004. Professora desde 2009, dedicando-se principalmente à transmissão da Psicanálise e aos temas relacionados à Psicopatolgia e Saúde Mental.
Professor(a)
ISABELA GARCIA ANDRADE Especialista
Psicóloga. Psicanalista. Atua na clínica da primeiríssima infância desde 2014. Membro fundadora do Projeto OLHAR- Acompanhamento Infantil. Co-autora do livro Autismos - olhares e questões.
Professor(a)
Jeronimo Retuci Especialista
Psicólogo, Psicanalista, Docente Universitário, Especialista em Psicanálise Clínica, Membro do NEPE (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação) e da clínica LAÇOS (Psicanálise e Educação), Poços de Caldas, MG.
Professor(a)
Marcilena Assis Toledo Especialista
Graduada em Letras e Psicologia. Pós- Graduada em Gestão de pessoas e projetos sociais e em Docência do ensino superior. Mestre em Educação. Professora universitária. Psicanalista membro da ATO escola de psicanálise.
Professor(a)
Maria Inês Bustamante Doutora
Psicóloga Clínica, com experiência em atendimento psicoterápico de adolescentes, adultos e idosos. Especialização em Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar e Saúde Coletiva. Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Doutorado em Psicologia, na área de Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco - USF.
Professor(a)
Renata Rocha Especialista
Graduada em Pedagogia pela UEMG, e em Psicologia pela Faculdade Pitágoras, especialista em Psicopedagogia pela UNINCOR e em Neuropsicologia pela UNYLEYA. Psicanalista em formação permanente, realizando seus estudos no NEPE (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação). Já atuou como psicopedagoga clínica, trabalhando com crianças e adolescentes de inclusão. Atualmente, atua como psicóloga clínica, mediando o trabalho entre a escola, criança e família e coordena um projeto voltada para crianças com dificuldades de aprendizagem. No momento, faz especialização em atendimento familiar.
Professor(a)
Rita Nassar Mestre
Mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2003). Pós-Graduação em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE de Santa Rita do Sapucaí, MG. Professora titular da Universidade do Vale do Sapucaí em Pouso Alegre, MG. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia e aprendizagem, psicologia e desenvolvimento, psicomotricidade, deficiência intelectual, educação especial, educação inclusiva e exclusão social, autismo, clínica de bebês com sinais de risco para sofrimento psíquico. Em formação psicanalítica pela ATO, escola de psicanálise de Belo Horizonte,MG.
Professor(a)
RONALDO ACÁCIO GOMES Especialista
Graduação em Psicologia com Pós-graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Psicanalista, Psicólogo, Membro do NEPE (Núcleo de Estudos em Psicanálise) e da Clínica LAÇOS (Psicanálise e Educação), Poços de Caldas -MG. Coordenador Organizacional de Saúde Mental e Qualidade de Vida.
Público Alvo
Profissionais graduados em Psicologia (requisito: apresentação de código do Conselho Regional de Psicologia).