O curso de pós-graduação lato sensu em Educação Infantil visa ao aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos na docência, gestão e atividades de apoio na primeiríssima infância (crianças de 0 a 3 anos) e na pré-escola (crianças de 4 e 5 anos). A singularidade do trabalho pedagógico na primeiríssima infância está calcada nos conhecimentos sobre o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial da criança e as condições para o desenvolvimento pleno, que envolve o cuidar, os estímulos para explorar o ambiente, a comunicação, além dos vínculos afetivos como base para regular as emoções e o sentimento de segurança. A partir dos 4 anos, a criança apresenta autonomia e controle sobre seus movimentos, ampliação da capacidade de comunicação, criatividade, curiosidade e fantasia, evidenciando o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e moral próprios dessa fase. Os conhecimentos sobre essas dimensões do desenvolvimento da criança vêm apoiar as decisões pedagógicos, para se criar ambiente estimulante à capacidade de investigar (a descoberta do mundo), a socialização e iniciar o processo de alfabetização.
Duração
12 meses
Modalidade
Online
Carga horária
360h/a TCC opcional
Aulas:
Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (08h às 12h).
As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assisitir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada.
Certificação:
Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)
Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.
Conceito MEC: Nota 4
Registro e-MEC:
https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjMzMTM2
TCC OPCIONAL:
A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente, caso assim deseje.
Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.
Conteúdos Abordados
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA)
Desenvolvimento Psicomotor de 0 a 3 anos
Desenvolvimento Cognitivo e Afetivo de 0 a 3 anos
As contribuições da Neurociência para o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos
Campos de experiência na primeiríssima infância
MÓDULO II – ORGANIZAÇÃO E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DE 0 A 3 ANOS
Organização dos espaços pedagógicos na creche
O cuidado com os bebês: aspectos técnicos e organização da rotina
Atividades pedagógicas: o brincar, o brinquedo e a brincadeira
O acolhimento à criança e à família
Avaliação do desenvolvimento da criança na creche: documentação e registros
MÓDULO III – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PRÉ-ESCOLA)
Desenvolvimento e aprendizagem na pré-escola
Neurociência aplicada à Educação (crianças de 4 e 5 anos)
BNCC para a Educação Infantil e os campos de experiência
BNCC para a Educação Infantil e os campos de experiência Avaliação na Educação Infantil: registros reflexivos
MÓDULO IV – ORGANIZAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA PRÉ-ESCOLA
Organização dos conteúdos e atividades na Educação Infantil
As diferentes linguagens e expressões
Jogos educativos para o desenvolvimento da aprendizagem Matemática
O papel das brincadeiras, jogos e interações no desenvolvimento e aprendizagem da criança
Educação inclusiva: desafios e perspectivas
MÓDULO TCC
Corpo Docente
COORDENADORES E PROFESSORES
Coordenador(a)
Hilda Maria Cordeiro Barroso Braga Doutora
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1979), graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1982), especialista (lato sensu) em Administração de Recursos Humanos pela UNISANTANA (1985), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1996) , doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Administração pela Flórida Christian University (2011).
Coordenador(a) Adjunto(a)
Marli Lucas Doutora
Pedagoga, mestre em Educação pela UNICAMP, doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP. Professora EBTT Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas-Barbacena
Professor(a)
Alax Santos Mestre
Licenciado em Ciências Biológicas, pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Tem interesse pelas temáticas de diferença, raça, sexualidade e educação.
Professor(a)
Luciana Sigala Doutora
Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica, professora universitária, palestrante e pesquisadora.
Professor(a)
Luciane Miranda Doutora
Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicóloga, psicopedagoga, professora universitária e pesquisadora.
Professor(a)
Marcia Beatriz Amplatz Mestra
Mestra em Educação, psicopedagoga, professora universitária, palestrante e assessora pedagógica
Professor(a)
Maria Eli Doutora
Mestre em educação matemática pela UNESP de Rio Claro. Doutorado em educação matemática pela PUC de São Paulo.
Professor(a)
Maria Emiliana Lima Penteado Doutora
Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica e institucional, pedagoga, coordenadora pedagógica, professora universitária e pesquisadora.
Professor(a)
Marina Poladian Mestra
Pedagoga pela PUC-SP e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela mesma universidade. Coordenadora Pedagógica na Educ. Infantil na rede particular de SP (Colégio Augusto Laranja). Estudiosa da infância, pesquisadora sobre a formação inicial de professores e da gestão escolar.
Professor(a)
Micheli Kovalkzuc Machado Doutora
Possui graduação em Turismo pela Universidade São Francisco, especialização em Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ecologia Aplicada na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP e doutorado em Ciências pela mesma instituição.
Professor(a)
Natalia Oliveira Especialista
Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Psicomotricista Clínica e Institucional. Especialista em Desenvolvimento, aprendizagem e controle Motor. Coordenadora do Setor de Neurodesenvolvimento e Estimulação Precoce da APAE – Barbacena. Acadêmica do 7º período de Bacharel em Fisioterapia pela UNIPAC
Professor(a)
Renata Borges Doutora
Diretora Escolar da rede estadual de São Paulo, Doutora em educação pela Puc-SP no programa Psicologia da Educação e Mestre em educação pela mesma instituição.
Professor(a)
Teresa Cristina Borghi Mestra
Mestra em Ciências da Educação: Desenvolvimento Psicomotor, Psicomotricista clínica e professora universitária.
Público Alvo
Profissionais da Educação (professores, coordenadores, diretores, pesquisadores), psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais interessados no desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos.