Este programa tem como proposta principal a formação de profissionais da área de Psicologia como especialista em Avaliação Psicológica, cujo objetivo é proporcionar habilidades e competências na condução de processos avaliativos e diagnósticos, articulados aos ciclos vitais (nascimento, infância, adolescência, vida adulta e velhice). Visa, ainda, uma prática implicada no manuseio ético de diferentes instrumentos de medida e no raciocínio clínico ancorado em diferentes pressupostos teóricos.
Duração
12 meses
Modalidade
Online
Carga horária
360h/a TCC opcional
Início das Aulas
Imediato
Público-alvo
Profissionais graduados nas áreas da Psicologia e alunos que estejam cursando Psicologia no ano de conclusão da graduação.
Aulas:
Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (09h às 12h).
As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assistir posteriormente de forma gravada.
Certificação:
Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)
Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.
Conceito MEC: Nota 4
https://www.unifaat.com.br/
Cadastro E-mec:
https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/Mjc3OTQw
TCC OPCIONAL:
A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente, caso assim deseje.
Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.
Conteúdos Abordados
MÓDULO I- Início da vida, Infância e Adolescência
Avaliação de bebês e crianças pequenas
Instrumentos de Avaliação da Inteligência [Infância e Adolescência]
Instrumentos de Avaliação da Personalidade [Infância e Adolescência]
Psicometria
Psicopatologia da Infância e Adolescência
MÓDULO II- Vida adulta e velhice
Avaliação da Inteligência II [Adultos e Idosos]
Avaliação da Personalidade: medidas de domínios e características mal adaptativas. [Adultos e Idosos]
Avaliação da Personalidade: medidas diretas de personalidade. [Adultos e Idosos]
Avaliação em Habilidades Sociais
Psicopatologia (Vida adulta e velhice)
Testes Projetivos
MÓDULO III- Contextos de Avaliação Psicológica 1
Av. Psicológica Pericial Judicial
Avaliação em Queixas de dificuldades de aprendizagem
Avaliação Neuropsicológica
Avaliação Psicossocial no Contexto das NRs
Orientação Profissional e de Carreira
MÓDULO IV- Contextos de Avaliação Psicológica 2
Av. Psicológica Arma de fogo
Av. Psicológica para Procedimentos Cirúrgicos
Av. Psicológica Pericial do Trânsito
Elaboração de Documentos Psicológicos
Fontes complementares em Avaliação Psicológica
Corpo Docente
Coordenadores e Professores
Coordenador(a)
Rafael Pereira GomesMestreSaiba mais
Psicólogo. Psicanalista em formação. Professor univestiário. Doutorando em Psicologia (PUC Minas- Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Mestre em Educação (UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas MG). Especialista em Avaliação Psicológica pela PUC-Minas
Professor(a)
Geovani Garcia ZeferinoMestreSaiba mais
Psicólogo pelo Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS); Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (PPG Psi-UFSJ); Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPG CogCom-UFMG); Pesquisador vinculado ao Laboratório de Avaliação e Intervenção na Saúde e ao Laboratório de Psicometria e Intervenções Cognitivas da Universidade do Estado de Minas Gerais; Professor universitário e Supervisor de estágio em Avaliação Psicológica no UNILAVRAS.
Professor(a)
Isabela SallumMestraSaiba mais
Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Medicina Molecular pela UFMG e doutoranda no programa de Psicologia: Cognição e Comportamento na UFMG. Atua com pesquisa sobre regulação emocional, psicopatologia e perfeccionismo na infância. Trabalha com avaliação neuropsicoterapia e psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos.
Professor(a)
Laís da Silva RibeiroEspecialistaSaiba mais
Psicóloga graduada pela Universidade Jose do Rosário Vellano; MBA em Gestão de Pessoas; Especialização em Avaliação Psicológica pela PUC MG; Pós Graduação em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas;
Professor(a)
Livia RibeiroEspecialistaSaiba mais
Psicóloga. Especialista em ABA - Análise do Comportamento Aplicada. Especialista em Gestão Estratégica do Capital Humano. Coordenadora da Clínica Universos
Professor(a)
Marcela Mansur-AlvesMestraSaiba mais
Psicóloga. Mestre em Psicologia e Doutora em Neurociências. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e orientadora de mestrado e doutorado do PPG Psicologia: Cognição e Comportamento (UFMG).
Professor(a)
Marco Antônio Silva AlvarengaDoutorSaiba mais
Doutor (2012) e Mestre (2006) em Psicologia, Desenvolvimento Humano, linha de pesquisa em Diferenças Individuais (UFMG). Pós-doutor pela Universidade de Évora (Portugal), área Aconselhamento de Carreira. Professor Adjunto e Permanente do curso de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e do Programa de Pós-Graduação Psicologia.
Professor(a)
Matheus Silva PrenassiEspecialistaSaiba mais
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ. Membro do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (Geapap) da UFRGS. Atua na prática e supervisão de casos de avaliação psicológica e desenvolve pesquisas relacionadas a transtornos do neurodesenvolvimento, especialmente sobre o trasntorno do espectro autista e o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.
Professor(a)
Mônia Aparecida da SilvaMestraSaiba mais
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei, especialista em Avaliação Psicológica pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, mestra em Psicologia pela UFSJ, e doutora e pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta do Departamento de Psicologia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ.
Professor(a)
Pedro Saulo Rocha MartinsMestreSaiba mais
Psicólogo e mestre em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorando no programa de Psicologia: Cognição e Comportamento da mesma universidade
Professor(a)
Rodrigo Dubtchek de FigueiredoEspecialistaSaiba mais
Possui capacitação para Psicólogo Responsável pela Avaliação Psicológica e Perito Examinador do Trânsito pela UEMG (2001), Pós-Graduação em Avaliação e Diagnóstico Psicológico pela PUC Minas (2013) e Pós-graduação em Avaliação Neuropsicológica pela FCM-MG. Atualmente é professor nos cursos de pós-graduação do IPOG e UEMG e ministra cursos de extensão pelo CICLO CEAP. Atuou como Psicólogo Perito Examinador do Trânsito e Responsável Técnico de clínicas de DETRAN.
Professor(a)
Rubia Mara Esquarante-BarbosaMestraSaiba mais
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mestre em Instituição, Saúde e Sociedade com foco em construção de instrumento digital para intervenção cognitiva pela UFSJ. Pós-graduada em Neuropsicologia pela Faculdade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (FCMSCSP). Atua na área da psicologia clínica com a abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental, avaliação e reabilitação neuropsicológica.
Professor(a)
Shirley Rosana Ribeiro de Barros GalhardiMestraSaiba mais
Psicóloga, especialista em Psicologia e Psiquiatria do Adolescente pela FCM da UNICAMP, mestre em Psicologia Clínica pela PUC- Campinas
Mais de 30 anos de experiência como psicóloga de uma instituição especializada no atendimento e escolarização de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. (APAE- Capivari-SP). Quase 20 anos de experiência como docente do ensino superior; e supervisora de estágio em Psicologia Clínica e Psicodiagnóstico (curso psicologia - UNIFAE - São João da Boa Vista-SP). Durante sete anos, docente do Curso de pós graduação em avaliação psicológica pela PUC - Minas em Poços de Caldas - MG
Professor(a)
Willian de Sousa RodriguesMestreSaiba mais
Doutorando e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (PPG-CogCom) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Psicologia pela UFMG. Pesquisador membro do Laboratório de Avaliação e Intervenção na Saúde (LAVIS/UFMG). Vice-presidente da Associação de Terapias Cognitivas de Minas Gerais (ATC-Minas) e membro da Diretoria Consultiva da Liga de Terapias Cognitivo-Comportamentais da UFMG (LiTeCC-UFMG).
Público Alvo
Profissionais graduados nas áreas da Psicologia e alunos que estejam cursando Psicologia no ano de conclusão da graduação.