O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UNIFAAT é o órgão encarregado de programar, orientar e controlar as atividades de estágio desenvolvidas pelos alunos do curso de Direito, em consonância com a legislação de ensino possibilitando uma formação prática profissional.
As atividades de práticas jurídicas, reais e simuladas, realizadas pelos alunos sob orientação dos professores de estágio, assim como outras atividades também coordenadas pelo NPJ, tais como realização de júris e audiências simuladas, são de grande importância para inserir o aluno na vivência profissional da área jurídica juntamente com a comunidade.
O NPJ é equipado com salas de audiências, autos findos e cartório próprio, este destinado ao recebimento das peças processuais simuladas, elaboradas pelos alunos do curso - sob supervisão dos professores de estágio - bem como dos relatórios referentes à realização de visitas orientadas a fóruns, tribunais e órgãos de apoio ao Poder Judiciário, além de um suporte no sistema informatizado, simulando vivências reais do profissional do Direito.
Através de convênio firmado com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e com a Prefeitura de Atibaia, o NPJ da UNIFAAT possui uma extensão de suas atividades ligada ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Atibaia (CEJUSC), que atua com a filosofia de que, por meio do diálogo e mediação, as pessoas possam resolver seus problemas e conflitos sem ter que se submeter a processos judiciais, e consequentemente reduzir a sobrecarga do Poder Judiciário.
O NPJ possui, também, parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Atibaia-SP, o que possibilita uma vivência do aluno nas triagens com o público da Assistência Judiciária, acompanhados por advogados devidamente credenciados no convênio da OAB/SP com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo; tudo o que enriquece ainda mais a experiência do aluno durante a formação.
As atividades e práticas desenvolvidas pelo NPJ são cuidadosamente pensadas e organizadas pelo Prof. Dr. Raphael Cruz, Coordenador do NPJ, Coordenação do Curso de Direito e pela equipe de professores que atuam no órgão, com atenção especial ao enfoque didático favorável à aprendizagem do aluno formado pela UNIFAAT, bem como um futuro profissional operador do Direito, além de uma entrega de conhecimento junto a sociedade.