O curso de Jornalismo da UNIFAAT promoveu, entre 20 e 22 de agosto, a Semana Acadêmica de Jornalismo. O evento teve como objetivo incentivar a troca de experiências entre os profissionais da área, alunos e professores, que debateram sobre a profissão, cultura e novas tecnologias.
Na abertura, os estudantes receberam os compositores Lula Barbosa e Luciano Thel, que falaram sobre o projeto “Mestiçaria”. Trata-se de projeto referente a cultura do povo brasileiro que resultou em um CD que traz canções referentes ao povo brasileiro, trazendo as misturas e ecletismos, sejam culturais através da diversificação de ritmos e arranjos, passando por letras que narram a miscigenação resultada de três matrizes étnicas, como o sincretismo religioso, a citação de homens e movimentos populares.
O segundo dia contou com a presença do jornalista Moisés Rabinovici, que falou sobre a sua trajetória ao longo dos 40 anos de profissão como repórter, sendo 16 anos como correspondente internacional de guerra. Além disso, Moisés tratou sobre o seu dia a dia como apresentador do programa semanal “Um Olhar Sobre o Mundo”, transmitido pela TV Brasil.
Na última noite da programação, os acadêmicos contaram com a presença do radiojornalista Jesse Nascimento, que falou sobre a história do rádio, as novas tecnologias no Jornalismo e de sua experiência na Rádio Globo durante 17 anos. Fechando a noite, a jornalista Fabíola de Oliveira Camargo Mello tratou sobre “Jornalismo de Dados”, trazendo uma nova perspectiva da área para os futuros jornalistas.
Rafaela Oliveira, estudante do terceiro ano do curso, falou sobre a importância da Semana Acadêmica de Jornalismo. “As palestras contribuíram para que eu adquirisse mais conhecimento sobre os assuntos apresentados. A chance de ter contato direto com profissionais da área ajudaram a ampliar a minha visão sobre a profissão”, ressalta.
Olá, deixe seu comentário para Semana Acadêmica de Jornalismo debateu cultura, novas tecnologias e o dia a dia da profissão