O trabalho intitulado O Piracaiense: Preservação da Memória Regional Através de um Patrimônio Cultural Jornalístico será apresentado no 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Trata-se de um trabalho de pesquisa de iniciação científica orientada pelo Prof. Dr. Giuliano Tosin e vinculada ao CEPE (Centro de Estudos, Pesquisas e Extensão) da UNIFAAT. Participam da pesquisa o Prof. Me. Osni Dias, coordenador do curso de Jornalismo, e a aluna Ana Catharina Gradiz, do 4º ano do mesmo curso.
O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação é um dos mais importantes da área de Comunicação Social (Jornalismo / Publicidade e Propaganda) no Brasil, e a apresentação do trabalho será realizada virtualmente por meio da plataforma do evento, no dia 6 de outubro, às 8h.
De acordo com o Prof. Giuliano, a iniciação científica é um item fundamental na formação do aluno universitário, sobretudo para aqueles que têm pretensões acadêmicas e destaca: Nossa pesquisa sobre O Piracaiense mostra o quanto a universidade pode estar próxima à sociedade, contribuindo para que ela reflita sobre si mesma.
Prof. Dr. Giuliano Tosin. Foto: Laura Aidar
O coordenador Osni explica a escolha do objeto de pesquisa, Depois de seis anos fora de São Paulo visitei a cidade e me ocorreu uma certa epifania, a sensação de que eu jamais deveria ter me afastado daqui. Comecei a frequentar a cidade e conhecer sua gente, o que me fez pensar em produzir algo que projetasse o nome da cidade. Em posse de alguns documentos e imagens, procurei o professor Giuliano Tosin que, prontamente, se dedicou a elaborar o projeto de pesquisa. Fiz a indicação de alunas para o projeto e começamos a visitar a cidade e os personagens, que puderam contribuir decisivamente no resultado pesquisa. Os méritos são todos do professor e da aluna, eu só dei o pontapé inicial e mobilizei a todos em torno do trabalho, com paixão e a disposição de sempre.
Prof. Me. Osni Dias. Foto: Alex Natal
A apresentação começará com uma retrospectiva histórica da cidade de Piracaia e, em seguida, abordará o início das atividades jornalísticas na região. Mostrará uma seleção de trechos de exemplares selecionados d’O Piracaiense, para propor uma discussão sobre os princípios interdisciplinares entre História e Jornalismo, recorrendo a conceitos como memória, resgate, cotidiano e patrimônio histórico-cultural. A pesquisa ocupou-se da preservação da memória coletiva do município de Piracaia e da imprensa regional, e levantou informações históricas inéditas, contidas nas páginas dos exemplares recuperados do jornal.
Ana Catharina Gradiz
Para a aluna Ana Catharina, a experiência da Iniciação Científica é única, e para quem tem interesse na área acadêmica, é imprescindível. Sempre gostei da área acadêmica, produção de conhecimento e pesquisa. Desde que entrei no curso de jornalismo, foi uma opção de carreira. A iniciação científica foi o que me deu a oportunidade de entrar nesse caminho antes mesmo de terminar o curso. O que você aprende numa iniciação científica vai além das matérias da faculdade.
Você aprende na prática como pesquisar corretamente uma bibliografia , como escrever para um artigo e tem uma vivência muito profunda do tema que está estudando. O Giuliano sempre dizia que quem pesquisa se torna um especialista naquele assunto. Isso é verdade , e acontece naturalmente com o andar do projeto.
Foto de capa: Portal Intercom
Olá, deixe seu comentário para Pesquisa sobre o Jornal O Piracaiense será apresentada em congresso