Dando continuidade a XXII Jornada de Palestras e Estudos Universitários, iniciada no mês de maio, a UNIFAAT promove a V Semana de Design de Interiores. O evento acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro, no auditório do Campus Dom Pedro.
Na abertura (8), os alunos receberão o técnico em iluminação, Alessandro Azuos. O profissional abordará o tema “A influência da iluminação cênica e artística”. A palestra apresentará técnicas de iluminação que podem ser utilizadas no Design de Interiores e Arquitetura, além de abordar questões da estética, como: forma, movimento, cores, posicionamento de luz, entre outros.
(Reprodução Facebook - Alessandro Azuos Iluminação Cênica / Foto: Juliana Hilal)
Alessandro Azuos tem 17 anos de experiência na área da iluminação cênica. Atualmente é o técnico em iluminação do SESC Campinas. Pós-graduando em MBA em Arquitetura e Lighting Designer pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG). Já desenvolveu estudos sobre iluminação cênica com o professor argentino Maurício Rinaldi, no Estudio ARS LUX, em Buenos Aires (ARG). Também atuou como responsável técnico no SESC Sorocaba, Teatro Iguatemi, LUME Teatro (UNICAMP) e Instituto CPFL Cultura, onde assinou diversos projetos de iluminação para teatro, dança, exposições museus e galerias. Dentre seus trabalhos destaca-se o projeto de iluminação para o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas (2015). Desde 2009 tem se dedicado ao projeto digital “Cartilha de iluminação cênica”, do qual é o criador e produtor de conteúdos.
Na terça-feira (9), o tema será “Arte: uma ferramenta, várias possibilidades”, que será ministrado pelo artista plástico, Gleen Hamilthon. Nesta palestra, o objetivo será apresentar a Arte como instrumento e caminho de realizações que envolvem não só as questões culturais e estéticas, mas também as possibilidades de comunicação e conscientização, ampliando seu universo de atuação.
(Reprodução site glennhamilthon.com.br)
Glenn Hamilthon é artista plástico, designer e produtor cultural com mais de 35 anos de experiência. Autodidata, iniciou sua trajetória como fotógrafo. Depois migrou para ilustração e pintura. Em 1996 começou suas experiências com trabalhos tridimensionais e madeira, época em que passou a se interessar pelo reaproveitamento de materiais. Em 2006 montou seu ateliê em Atibaia dedicando-se principalmente às esculturas em madeira. Dentre seus projetos, destacam-se: esculturas e objetos para cenários de novelas da Rede Globo, monumentos para o governo do Senegal (África), criações de prêmios exclusivos para empresas e entidades, além de peças para lojas de design e decoração. Além disso, o artista tem desenvolvido, desde 2014, o Projeto Criança, no qual a Arte atua como ferramenta de socialização e conscientização para crianças carentes.
Exposição de Trabalhos
Além da programação com palestras, a V Semana de Design de Interiores promoverá ao longo do mês de outubro a tradicional exposição de trabalhos dos alunos. A mostra ocorrerá de 8 a 30 de outubro, na Biblioteca UNIFAAT – Prof. João Pereira Dias e nos corredores do Campus. Prestigie!
Olá, deixe seu comentário para Iluminação cênica e caminhos da Arte são temas da V Semana de Design de Interiores da UNIFAAT