Em 31 de agosto, no Clube Recreativo Atibaiano, alunos dos cursos de Artes Visuais, Pedagogia, Letras, Matemática e de outros cursos da UNIFAAT, assim como professores e muitos convidados, tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a importância da pesquisa e da iniciação científica assistindo a palestra de abertura do congresso proferida pelo filósofo Dr. Antonio Joaquim Severino, professor aposentado da USP e autor de dezenas de livros sobre metodologia científica e filosofia da educação.
Professor Dr. Antonio Joaquim Severino
Na ocasião, o Prof. Severino cumprimentou a Instituição pelo incentivo à pesquisa e ressaltou para os alunos o privilégio de eles estarem cursando o ensino superior, sobretudo, dedicar-se à pesquisa de iniciação científica.
O Congresso teve continuidade em 1º de setembro (sábado), no Campus Dom Pedro, quando ocorreram as apresentações dos trabalhos nas categorias Comunicação Oral e Pôster.
Para Barbara Lupianhez, aluna de Jornalismo da UNIFAAT e participante do evento, ter a oportunidade de apresentar um artigo científico foi uma experiência que transformou a sua visão sobre o universo da pesquisa na formação universitária. “Participar do ConFAAT me proporcionou crescimento tanto pessoal quanto acadêmico”, ressaltou a estudante.
Além dos trabalhos científicos, a programação contou com apresentações culturais diversas, dentre elas, o Duo Allcoustic Box, formado pelos músicos Lui Oliveira (voz e violão) e Leonardo Nascimento (percussão, piano, violão e voz); a vídeo instalação “Na Quebrada”, organizada por alunos do curso de Artes sob a coordenação da aluna Rosana Guimarães, e a exposição “Transcendental”, da artista plástica Samantha Brambilla. Autores também tiveram a oportunidade de lançar seus livros, com destaque para os escritores Merari Tavares, Guilherme Moura, Paulo Arthur Malvasi e Beatriz Teixeira Fiquer.
Gilvan Elias Pereira, Diretor Acadêmico da UNIFAAT, ressaltou o sucesso do evento em face da qualidade e quantidade de trabalhos apresentados, do grande público que compareceu ao Campus Dom Pedro para acompanhar as apresentações e da presença de pesquisadores de outras importantes universidades.
“O III ConFAAT é uma parte integrante do amadurecimento e consolidação da UNIFAAT como uma grande e importante Instituição de Ensino Superior. Demos um grande passo na solidificação da pesquisa como parte da formação de nossos alunos”, declarou o professor.
Olá, deixe seu comentário para III ConFAAT reforça integração entre ensino e pesquisa