"Paisagem para Matisse" é o tema da intervenção artística que está em exposição nos corredores do Campus Dom Pedro. Trata-se de um trabalho realizado com as alunas do 3º ano de Pedagogia da FAAT, na disciplina Metodologia do Ensino da Arte, sob orientação dos professores Maria Inês Vernalha e Renato Nunes.
De acordo com Maria Inês, a proposta do projeto foi de trabalhar com a experiência do fazer, fruir e refletir sobre arte com o objetivo de auxiliar os futuros professores a desenvolverem propostas educativas para serem utilizadas na prática docente. "A ideia foi a de tirar do papel a metodologia que é ensinada em sala de aula e transformá-la em ações concretas", comentou.
Para o desenvolvimento do trabalho, as alunas estudaram temas relacionados à obra de Henri Matisse, principalmente as que envolvem formas orgânicas. Os elementos de composição mais utilizados pelo artista francês eram formas que lembram flores, plantas, algas marinhas e figuras encontradas na natureza.
Após analisarem a obra de Henri Matisse, as estudantes produziram recortes de papéis coloridos para serem colados nos móbiles, seguindo a ideia da técnica de Matisse.
"Ao longo do projeto buscou-se refletir sobre as relações entre espaço, obra e espectador (ou participador). A importância de se trabalhar com instalação artística foi a de apresentar aos alunos uma modalidade artística que não utiliza suportes usuais (como por exemplo, as telas). O espectador torna-se um "participador" e o interior dessa modalidade de arte é um espaço poético que propicia o sentir através do corpo, por meio da visão, do tato, do olfato", destacou Maria Inês.
Olá, deixe seu comentário para Estudantes de Pedagogia expõem intervenção artística no campus