Estudantes de Artes Visuais, Letras e Pedagogia da UNIFAAT podem participar de programas governamentais que oferecem bolsas para iniciação à docência e estágio em escolas da Educação Básica da rede pública de ensino.
Trata-se do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do novo Programa de Residência Pedagógica, financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC).
Por meio desses programas o estudante de licenciatura tem a chance de exercer atividades didático-pedagógicas no contexto das escolas públicas, e ainda recebe por mês uma bolsa no valor de R$ 400,00.
Professor doutor Gilvan Elias Pereira, diretor acadêmico da UNIFAAT, diz que esta iniciativa tem um grande valor para a formação do acadêmico, “os alunos de licenciaturas não estão apenas estudando teorias, estão nas escolas aprendendo a profissão”.
Para participar o estudante precisa estar regularmente matriculado em curso de licenciatura. Os cursos de licenciatura precisam ter Conceito de Curso (CC) ou Conceito Preliminar de Curso (CPC) igual ou superior a 3, obtido na última avaliação do MEC. Na UNIFAAT, todas as licenciaturas oferecidas possuem CPC 4 (numa escala de 1 a 5).
Além do mais, participar dos programas não impede que o estudante possua um vínculo empregatício ou esteja realizando estágio remunerado. Discentes bolsistas do Prouni também podem participar normalmente.
PIBID
O PIBID é direcionado ao estudante matriculado na primeira metade do curso. Durante o tempo em que participa do programa, o bolsista conta com a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola onde exerce suas atividades.
A UNIFAAT participa do PIBID desde 2014, quando o programa foi aberto às IES privadas. Os subprojetos são nas licenciaturas de: Pedagogia, Letras e Artes.
Saiba mais sobre o PIBID: clique aqui
Residência Pedagógica
Este é o primeiro ano do Programa Residência Pedagógica. Ele é direcionado para alunos matriculados na segunda metade do curso de licenciatura. Sua proposta é complementar as ações do PIBID, promovendo o estágio supervisionado do estudante na escola de educação básica.
Para a UNIFAAT foram concedidas bolsas para 48 estudantes e para seis professores preceptores das escolas participantes. Sendo 24 subprojetos de Pedagogia e 24 subprojetos dos cursos de Artes Visuais e Letras.
As escolas que receberão os alunos da UNIFAAT são: nos subprojetos de Pedagogia, E.E. Renato de Azevedo Rezende (Atibaia) e E.M. Sergio Goncalves Viana (Bom Jesus dos Perdões); nos subprojetos multidisciplinar de Artes e Letras, E.E. Major Juvenal Alvim, E.E. Maria Cecília Teixeira Pinto e E.E. Profª Fúlvia Maria Aparecida Cancherini Fazzio.
Saiba mais sobre o Programa Residência Pedagógica: clique aqui
Conheça os cursos de licenciatura da UNIFAAT
• Artes Visuais
• Letras
• Pedagogia
Olá, deixe seu comentário para Estudantes de licenciaturas podem participar de programas de iniciação à docência