Em 22 de junho, às 20h, o curso de Psicologia da UNIFAAT realiza o Seminário intitulado Saúde Mental: da Periferia à Floresta. O evento online contará com a mediação da Prof.ª Marcela Cavallari (psicóloga/psicanalista), mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) e contará com a participação dos alunos do 3º ano de Psicologia.
Prof.ª Marcela Cavallari
Integrarão a mesa, os convidados: Paulo do Rap - líder do Incentivadores da Consciência Jovem, ONG atuante no bairro Caetetuba (Atibaia), com diversas atividades que utilizam o Hip Hop como forma de expressão e Nainawá Yawanawá, originário do Povo Yawanawá, localizado no Acre, às margens do Rio Gregório, no coração da floresta, que através do canto de seus ancestrais faz o resgate da sua cultura e transmite as sabedorias de suas medicinas milenares.
Paulo do Rap Nainawá Yawanawá
A temática do seminário justifica-se pelo aumento exponencial de depressão e ansiedade que leva o Brasil a primeira posição de países com maior número de casos, agravados pela pandemia.
Segundo a professora Marcela Cavallari, o adoecimento psíquico é multifatorial, pois envolve um indivíduo bio-psico-social. A partir de alguns norteadores do Manual Diagnóstico e Estatístico da Associação Americana de Psiquiatria (DSM-V), trabalhados ao longo do semestre com os alunos do 3º ano de Psicologia da Instituição, vamos debater e refletir sobre o tema da saúde mental e do sofrimento, agregando assim a noção deste como um fenômeno sociocultural que apesar dos diagnósticos serem dados individualmente, é atravessado e produzido pela coletividade.
O seminário é aberto à comunidade, basta acessar o link (plataforma Zoom)
Senha de acesso: 906147
Olá, deixe seu comentário para Curso de Psicologia realiza seminário Saúde Mental: da Periferia à Floresta
ADELIA MARA MASSULO
Centro Universitário UNIFAAT
Olá, Maioli! Agradecemos o contato. Essa palestra foi promovida pelo curso de Psicologia, sendo assim eles poderão te informar se ficou disponível para assistir depois. Basta entrar em contato com a coordenadora do curso, Regina de Fátima Damazo: [email protected] Atenciosamente.