Curso de capacitação dos conciliadores que atuarão no CEJUSC Jarinu ocorrerá na UNIFAAT

Curso de capacitação dos conciliadores que atuarão no CEJUSC Jarinu ocorrerá na UNIFAAT

 

Neste sábado, dia 6 de outubro, no Campus da UNIFAAT, terá início o curso de capacitação dos conciliadores que atuarão no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC – Jarinu. O curso de capacitação é requisito obrigatório para a atuação do conciliador nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania.

Ressalta-se que em 23 de agosto foi homologado o termo do convênio firmado entre o Tribunal de Justiça de São Paulo, a Prefeitura de Jarinu, a UNIFAAT e a CEA Telecom para a instalação do CEJUSC, em Jarinu, sob Coordenação do Dr. Rogério Aparecido Correia Dias, Juiz de Direito e Professor de Direito Processual Civil, Mediação e Conciliação da UNIFAAT.

A UNIFAAT participará das atividades e trabalhos do CEJUSC de Jarinu por meio da atuação de estagiários do Curso de Direito, atrelados ao Núcleo de Práticas Jurídicas da Instituição.

Segundo o Tribunal de Justiça, a mediação e a conciliação são métodos alternativos de resolução de conflitos. O objetivo é prestar auxílio a qualquer cidadão na tentativa de solução de um problema, sem a necessidade de uma decisão judicial. O conciliador ou mediador, pessoa capacitada para a função, ajuda os envolvidos na demanda a encontrarem uma solução juntos, dentro da lei.

São muitas as vantagens da conciliação e mediação: as pessoas resolvem as questões em conjunto e todos saem ganhando; é mais rápida do que o processo normal, pois não precisa de produção de provas; o acordo é homologado por um juiz, por isso tem força de decisão judicial; o serviço é gratuito e os conciliadores e mediadores são capacitados pelo TJSP; quase todos os tipos de questões podem ser solucionados.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp