Acaba de ser publicado na Revista FronteiraZ, do programa de pós-graduação em Literatura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o artigo "Poesia sonora no Brasil e no mundo: uma revisitação atualizada”, de autoria de Giuliano Tosin, mestre em Multimeios e doutor em Artes (ambos pela Unicamp). Giuliano Tosin tem importante atuação nos cursos de Artes Visuais, Comunicação Social e na área de pesquisa da UNIFAAT.
O autor resume o artigo explicando que poesia sonora é um gênero específico da poesia experimental que explora uma ampla possibilidade de usos do aparelho fonético humano, conduzindo a instâncias anteriores às entonações da fala. Este artigo inicia-se com uma apresentação conceitual da poesia sonora e, em seguida, constrói a sua retrospectiva histórica desde o dadaísmo, passando pelo letrismo e ultra-letrismo, o que demonstra as raízes predominantemente europeias de uma forma de arte que, em seguida, se internacionalizou. Poucas décadas depois, o surgimento dos gravadores de áudio em fita magnética interferiu diretamente na poesia sonora, que passou a conciliar a expressão vocal com o uso de recursos tecnológicos. Essa possibilidade intensificou-se a partir da difusão dos recursos digitais, tanto dos equipamentos de hardware (computadores, interfaces e placas) quanto dos programas, que se tornaram cada vez mais acessíveis. Apesar de um começo tardio, a poesia sonora brasileira concentra uma produção considerável, que também é abordada neste artigo.
Giuliano Tosin destaca ainda que a pesquisa é uma atividade essencial à docência, e a UNIFAAT acredita muito nisso. Para ele o conteúdo que o professor ensina em sala de aula não é fruto do que ele simplesmente acha, mas daquilo que ele efetivamente pesquisou.
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