Os alunos Conrado Olivotti, Luiza Condado, Maria Júlia Cabral e Rafaela Rodrigues, do curso de Jornalismo da UNIFAAT, apresentam em 6 de setembro, o artigo científico “Violência Contra a Mulher no Transporte Público: Análise Comparativa do Conteúdo dos Portais de Notícias Uol e G1”, no Grupo de Pesquisa “Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas”, do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM. O evento será realizado de 2 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Pará – UFPA, em Belém.
O artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida em 2018, durante as disciplinas de Metodologia de Pesquisa em Comunicação e Leituras do Cotidiano, ministradas pelo Prof. Dr. Giuliano Tosin. Destaca-se que tal pesquisa foi premiada no TalentCom 2018, evento de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) desenvolvido pela própria UNIFAAT.
Os alunos contam que a partir de uma extensa pesquisa realizada ao longo de todo o ano letivo, elaboramos uma análise detalhada das origens da violência contra a mulher, discorrendo sobre pautas importantes que deram fundamento ao artigo, tais como: o feminismo, a cultura patriarcal, o direito ao espaço público e, por fim, uma análise comparativa da cobertura dos portais de notícia G1 e UOL, fundamentada por teorias específicas da área do Jornalismo.
O congresso anual da INTERCOM é o mais importante evento científico de Comunicação Social do país. A instituição sem fins lucrativos tem como objetivo fomentar a troca de conhecimento entre profissionais, alunos e recém-graduados que desenvolvem pesquisas científicas sobre variados temas dentro da comunicação.
São vários os simpósios e eventos promovidos pela INTERCOM todos os anos, mas o evento de maior prestígio da instituição é, sem dúvida, o Congresso Nacional. Segundo o portal oficial do evento, o congresso é responsável por reunir cerca de 3,5 mil pesquisadores do Brasil e do exterior.
Olá, deixe seu comentário para Alunos de Jornalismo participam do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação