Comprometimento, investimento e dedicação. Esse é um bom ponto de partida para que seja possível entender como as coisas começaram na UNIFAAT.
Fundada em 1971, por empreendedores de famílias tradicionais de Atibaia, a FACACA - Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Atibaia, que antecedeu a FAAT, passava por sérias dificuldades financeiras, contava com apenas dois cursos, trezentos alunos matriculados e as notas no Exame Nacional de Cursos (ENC), antigo Provão do Ministério da Educação (MEC), não eram boas.
Foi então que cinco docentes da própria Instituição decidiram encarar o desafio de transformar a Instituição em um caso de sucesso. Em 1999, estes professores assumiram a Mantenedora e logo reuniram alunos e professores para apresentar o plano de ações que seria implementado, para que a Instituição fosse resgatada.
Apoiados pela comunidade acadêmica, os novos mantenedores promoveram uma grande reestruturação no Plano de Desenvolvimento Institucional e nos Projetos Pedagógicos da Instituição. Em seguida, foram realizados investimentos na qualificação e capacitação do corpo docente e na melhoria da infraestrutura oferecida aos alunos.
Já no primeiro ano de atuação da nova equipe de mantenedores, e da então criada FAAT - Faculdades Atibaia, foi solicitada e concedida autorização para o funcionamento de um novo curso: Pedagogia.
Em 2001, o curso de Administração alcançou o primeiro conceito “A” no Provão do MEC, evidenciando que os esforços e investimentos que vinham sendo realizados estavam surtindo efeito. Seria o primeiro resultado bem-sucedido em avaliações oficiais do MEC de vários que estavam por vir.
Os bons resultados nas avaliações do MEC atraíram alunos e impulsionaram o crescimento da Instituição. Nos anos seguintes foram autorizados a funcionar os cursos de Direito, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas, Letras e Normal Superior.
Em razão do crescimento, a Mantenedora investiu na construção de um novo campus - moderno, estruturado e acessível – num terreno de 55 mil m², que passou a abrigar os cursos da FAAT. A inauguração ocorreu em 2006 e, desde então, o número de cursos e alunos só aumentou.
O crescimento da FAAT, acompanhado de um desempenho muito elevado nas avaliações oficiais do MEC, figurando como a melhor instituição de ensino superior da região, levou ao início do processo para a transformação da FAAT em Centro Universitário UNIFAAT.
Este processo de transformação da organização acadêmica iniciou-se em 2015, ano em que a instituição protocolou o pedido de credenciamento como Centro Universitário.
Em agosto de 2017, a FAAT passou pela fase mais importante e decisiva do processo, quando recebeu a visita de uma comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), que avaliaram se a Instituição atendia aos requisitos exigidos pela legislação para a transformação.
No relatório elaborado pela comissão, os avaliadores conceituaram a Instituição com nota 4 (escala de 1 a 5), atestando a qualidade para a transformação em Centro Universitário.
Enfim, a grande notícia: em 23 de março de 2018 foi publicada no Diário Oficial da União a portaria que oficializou a transformação da FAAT no Centro Universitário UNIFAAT. A notícia foi recebida com alegria por toda a comunidade acadêmica e população da Região Bragantina.
Promoção de educação superior de qualidade na sua região de influência, mantendo-se como instituição saudável e dinâmica, voltada ao desenvolvimento da empregabilidade e à ampliação da consciência crítica e ambiental do cidadão.
Tendo por base sua missão, a UNIFAAT estabelece como objetivos institucionais os seguintes:
• Gerar condições de acesso à formação profissional de nível superior em sua região de abrangência;
• Formar profissionais de nível superior para o mercado de trabalho;
• Promover oportunidades de educação continuada como forma de atualização permanente e manutenção do nível de desempenho profissional;
• Propiciar o conhecimento metodológico necessário à gestão do autodesenvolvimento sustentado;
• Aprimorar o senso ético aplicado ao exercício das atividades profissionais;
• Desenvolver o senso crítico dirigido à observação e ao atendimento de novas demandas técnicas, profissionais e sociais;
• Estimular a preservação e construção de valores culturais adequados com a melhoria do ambiente social e o crescimento individual;
• Edificar o senso de cidadania e responsabilidade social como formas de postura individual e profissional;
• Apoiar o desenvolvimento sócio-econômico da região através da oferta de cursos e programas que supram a demanda de capital humano;
• Contribuir para o aumento da empregabilidade de seus egressos;
• Providenciar um espaço de reflexão acadêmica e produção científica a serviço da comunidade e da sociedade em geral.
As aprovações do MEC são a maior demonstração de que a UNIFAAT caminha na direção certa. Desde 2001, a Instituição vem colecionando altas notas nas avaliações do MEC.
Ano após ano cursos da Instituição têm obtido conceitos máximos no ENADE. No Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que mede a qualidade do Ensino Superior no Brasil, a UNIFAAT alcançou conceito 4 (escala de 1 a 5) em todas as edições realizadas.
Esta conquista coloca a Instituição no seleto grupo das 67 únicas faculdades e universidades do país que receberam conceito bom ou ótimo em todas as avaliação do IGC-MEC, considerando mais de 2 mil instituições universitárias.
Como é possível constatar, a UNIFAAT tem trabalhado para manter os altos índices de qualidade, por meio de projetos estruturados, preços acessíveis e satisfação dos públicos envolvidos com a Instituição, contribuindo, assim para o processo de construção de uma sociedade mais justa, ética, consciente e solidária.
A gestão da UNIFAAT conta com um corpo dirigente profissional composto por professores da Instituição, que acompanharam o desenvolvimento da Instituição e fazem questão de manter um relacionamento muito próximo e diferenciado com alunos e corpo docente.
Esta gestão segue aliada a um processo de autoavaliação, que permite a percepção de mudanças necessárias para aperfeiçoar o modelo adotado e a constante evolução dos trabalhos.
A qualidade e a eficiência das atividades têm como base: corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica.
A UNIFAAT entende que é imprescindível contar com um grupo bem preparado para agir como mediadores eficientes no processo de ensino-aprendizagem.
Por esta razão, os professores são titulados e bem preparados, com vasta experiência acadêmica e profissional. Cumprindo, assim, os patamares legais estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
A UNIFAAT disponibiliza uma infraestrutura completa, a fim de garantir condições ideais para o trabalho do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, e para o aprendizado dos acadêmicos.
A Instituição coloca à disposição dos alunos ambientes próprios para o desenvolvimento de atividades práticas:
• Salas de aulas modernas e informatizadas (iluminação, temperatura ambiente, circulação de ar, mobiliário, recursos audiovisuais e outros necessários);
• Modernos laboratórios de informática de última geração;
• Netbooks com acesso à internet;
• Biblioteca com mais de 50 mil exemplares, com espaços para pesquisa e convivência social;
• Centro de Estudos e Pesquisas (CEPE);
• Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ);
• Laboratórios de Física, Química, Microscopia e Anatomia;
• Clínica de Psicologia;
• Laboratórios de processos de fabricação, hidráulica, materiais de construção, maqueteria e mecânica dos solos;
• Oficina Pedagógica;
• Ateliês de Artes e Design e salas de desenho;
• Agências experimentais de Publicidade e Jornalismo;
• Estúdios de rádio e televisão;
• Auditório.
Em relação aos projetos pedagógicos, a UNIFAAT visa a contemplar, da forma mais eficiente, a preparação do aluno para ingressar no mercado de trabalho e, tão logo isso ocorra, ascender na carreira.
Os cursos são submetidos à avaliação de profissionais de atuação destacada, que fornecem importantes subsídios aos professores que compõem os núcleos docentes estruturantes, responsáveis por acompanhar o desenvolvimento dos cursos. Essa iniciativa de envolver a sociedade nos processos avaliativos aproveita a experiência de pessoas que já estão no mercado de trabalho, para aprimorar o conteúdo programático das disciplinas dos cursos.
Os projetos pedagógicos contemplam, ainda, aspectos relacionados à pesquisa, que é desenvolvida nos trabalhos de conclusão, previstos nas matrizes curriculares dos cursos. A pesquisa também é desenvolvida por meio do Centro de Estudos e Pesquisas (CEPE), que é organizado em núcleos temáticos e é responsável por coordenar as iniciativas de pesquisa e iniciação científica da Instituição, como, por exemplo, o CONFAAT, congresso bienal de pesquisa e iniciação científica organizado pela Instituição.
Além do mais, na UNIFAAT os alunos são incentivados a buscar a integração com a comunidade por meio de atividades e cursos de extensão, que contemplam áreas como gestão, meio ambiente, saúde, acessibilidade, arte, história, lazer e esporte, contribuindo com o processo de desenvolvimento e melhoria da qualidade da vida da população da região.